Quantos veteranos da FEB ainda estão vivos?

Em 2000, a ANVFEB do Rio de Janeiro emitiu um boletim informando que, pelo Brasil afora, podia ser confirmado o número de 10.000 veteranos da FEB ainda vivos.

Há quatro anos, o número estava entre 2.000 e 3.000 homens e mulheres.

Atualmente, é provável que a quantidade se situe entre 2.000 e 2.500 expedicionários; com boas chances de que o número mais exato esteja mais próximo da cifra inferior. Uma consulta à CIP poderia fornecer o número exato.

O que isso quer dizer? Ao chegarem na casa da dezena de milhar aos 80 anos de idade no início do século XXI, os veteranos da FEB extrapolaram a expectativa de vida para homens no Brasil, que é de aproximadamente 72 anos.

Há duas hipóteses: a condição de veterano de guerra proporcionou ascensão social a muitos convocados oriundos das camadas populares; ou, então, a maior parte da tropa da FEB foi composta de brasileiros com condições sociais e de saúde que não corresponde às camadas mais pobres de nossa população.

Não pode tampouco ser descartado que as duas hipóteses se combinem em alguma proporção.

Considerando-se as áreas privilegiadas pelo recrutamento e o grau de instrução da maioria dos expedicionários, o mais provável é que a maioria da tropa da FEB tenha se encaixado na segunda parcela da população descrita acima, à qual se somou a parte dos convocados de origem mais humilde que puderam melhorar suas condições de vida graças às políticas assistenciais, mas especialmente em função das conseqüências da participação na guerra e no convívio das associações, que capacitaram a melhoria das condições graças ao próprio esforço dos veteranos.

Para uma comparação, de acordo com o Veterans Administration, em setembro de 2010 os EUA ainda tinham 1.981.000 veteranos da Segunda Guerra. Diariamente, 850 deles morrem. No total, 16.000.000 de americanos serviram durante o conflito.

Ainda faltam pesquisas no Brasil que abordem o problema da mortalidade precoce dos veteranos da FEB. É bem possível que uma parcela altamente traumatizada e que teve maiores dificuldades para a reintegração social tenha perecido nas décadas de 1950 e 1960, como sugerem várias matérias publicadas na imprensa durante este período.

61 Respostas para “Quantos veteranos da FEB ainda estão vivos?”

  1. Eu estive na Itália,em 1987,e visitei o Cemitério de Pistoia e senti
    quanto vocês foram e continuam grandes.Parabéns!

  2. O AVO DE MINHA ESPOSA É UM EXPEDICIONÁRIO VIVO ESTANDO AGORA COM 92 ANOS DE IDADE E 65 DE CASADOS
    COM ESPOSA VIVA MORANDO NO ESTADO DE MATO GROSSO
    NO MUNICIPIO DE NOVA CANAA DO NORTE

  3. JOSE SOARES Says:

    gostei da informação;pena é que não são eternos!

  4. Nadi de Almeida e Silva Says:

    Meu sogro, Roberto Cambusano, morador em Jacarei, esta atualmente com 92 anos de idade e pertenceu ao 6o.RIde Caçapava; Atualmente em Jacarei ainda temos oito ex combatentes vivos. Estamos reativando a Associação dos ex combatentes, fundada em 1949.

  5. JOSE SOARES Says:

    Não importa quantos estão vivos na carne,pois estarâo vivos no seio de Deus.

  6. guerreiros que sobreviveram a mostruossas ataques,que sao esquecidos pelos governantes mas certamente lembrados pela a hstoria.sao guerreiros que viram colegas sendo mortos pelas guerras .e hoje vivem sua velhice abandonados pelos gorvernos.

  7. tenho 89 anos sou capitão de corveta e lutei na italia pela marinha brasileira tenho orgulho de ser brasileiro

  8. José Soares Says:

    Cada um que parte para o Oriente Eterno é uma fagulha de luz que Deus recebe e uma saudade a mais em nossos corações!

  9. Lucas Hershel Says:

    Tenho um tio veterano de guerra, ele é marido de umas das irmãs do meu avô (paterno), já falecido, ele se encontra vivo, habitando o estado do Paraná, mas o estado de origem dele é o Ceará, onde eu também resido, nunca vi ele pessoalmente, mas considero ele um herói de guerra .

  10. Lucas Hershel Says:

    Me emocionei quando ouvi uma gravação de quando os combatentes Brasileiros estavam na Itália, e começou um forte bombardeio contra eles, e neste momento, eles estavam a cantar o hino nacional brasileiro, mas nossos heróis, não se amedrontaram nem começaram a correr , eles foram até o fim do hino , somente depois foram reagir .

  11. Joanilson Barreiro Filho Says:

    Prezado amigo Nadi de Almeida e Silva, hoje 8/7/2013, faleceu o veterano da FEB Sr. José Pires de Oliveira, residente em Jacareí, aos 94 anos. Segundo informações agora são apenas 6.

  12. josé soares Says:

    Não importa que só restem 6!O i8mportante é que eles são o

    Brasil e ponto ! …….

  13. Meu avô esta com 90 anos de idade e sofre ainda hoje com os medos do que ele passou durante o tempo que serviu a FEB ele conta muitas historias eu gostaria de sabe a lista das pessoas que sobreviveram onde eu acho.

  14. Lucas Hershel Says:

    Alguem sabe algo sobre o meu tio-avô? Descobri o nome dele(Cassiano o único nome que eu sei dele), ele é natural do Ceará, mas reside no Paraná, por favor se souberem algo sobre ele me digam, por favor.

  15. Roseli Ferrucci Nalini Says:

    Gostaria de saber informação sobre um parente que esteve na Batalha de Monte Castelo. Faleceu a 11 anos aqui no Brasil mas tenho curiosidade de saber e ver fotos se possível sobre a atuação dele nessa Grande participação da Segunda Guerra Mundial.
    o nome do pracinha era Wilson Nalini, para mim foi um grande Guerreiro, lutou pelo que acreditava. fico grata por qq informação

  16. Não tenho informações de cabeça, mas posso checar em uma lista e ver ao menos a unidade da qual ele fez parte. É um começo.

  17. Alguém tem informações sobre um tio-avô meu chamado Quirino Rodrigues? A última notícia que tivemos dele ele morava em Cascavel paraná, mas foi a quase 60 anos, ele era do interior de MG. se tiverem meu ajudem, meu avô tem o sonho de reencontra-lo.

  18. nadi de almeida e silva Says:

    hoje, 24 de setembro de 2014 temos em Jacarei~SP somente 3 ex combatente da segunda guerra vivos que foram a guerra por Jacarei.

  19. José soares Says:

    Olá,bravos !

    Creio0 que o melhor seria que o Ministério da Defesa fizesse um “censo”.Aí teríamos uma noção exata de quantos bravos brasileiros participantes da II Guerra Mundial ainda se encontra entre os ditos vivos.

  20. bianildo celestino da silva Says:

    Antônio canuto monteiro,esse é o nome do cara,com 101 anos de idade,e ex combatente da força expedicionária brasileira,em Nápolis,Itália.mora na cidade de Poção,pernambuco,Brasil .é meu tio avô,e sua sobrinha,é minha mãe,Irene bezerra da silva,uma menina de apenas 85 aninhos.

  21. Gostaria de saber se o ex combatente Manoel Pereira da Silva- Paraibano ainda esta vivo.

  22. Alguém tem informações de Francisco Mendes Martins? Ex pracinha, Cearense. Ele é meu avô, faleceu em 89, vítima de câncer.

  23. gostaria de saber um pouco mais sobre o meu vÔ terto liano alves de medeiros ele lutou na I ou II guerra, o meu pai nunca comentou a seu respeito E EU NÃO TIVE O PRESER DE CONHECE-LO, más eu tenho enteresse em saber UM POUCO MAIS A SEU RESPEITO.

  24. Bom dia, sou militar servindo na brigada paraquedista. Meu avô, MOACYR PIMENTEL, combateu na Itália, integrando o 11 RI, no II btl, sendo comandado pelo cap AMÉRICO BAPTISTA DE MORAES. Recentemente, descobri registros desse herói nacional, e iniciei um trabalho de pesquisa. Entro em contato para levantar algum registro do meu avô e se existe alguma condecoração que poderia utilizar em minha farda, como forma de homenagear meu avô.
    Muito obrigado.

  25. gostaria de sabedr onde encontrar o livro tramas da guerra de otavio baptista ex compatente na italia era amigo de meu pai

  26. pode ser dramas da guerra

  27. Fantástico. …nossos heróis. …todo o meu respeito e agradecimento. ..

  28. Ezequias zeferino Says:

    Nao tenho palavras para descrever . parabéns a todos veteranos da FEB vcs sao erois

  29. Felix Fernandes um pracinha da FEB morreu dia 13 de março de 2016. Aqui em Uberaba.

  30. admiro muito os herois da feb

  31. moro em carapicuiba sao paulo gostaria muito de saber onde encontrar um pracinha da feb , o mas proximo daqui

  32. meu numero 975333941 se alguem poder me informar eu agradeco meu tinho foi um pracinha da fbe o nome dele era ormindo ele morava no piaui

  33. É com muita tristeza que comunico que na segunda-feira agora dia 05 de dezembro perdemos mais um veterano de guerra, meu avô Jaime de Bem. Nos deixou com seus 93 anos de idade.

  34. William stasiak Says:

    Meu avo é expedicionário de guerra Zigmundo kozlowski e esta vivo

  35. Val Evangelista Gabilan Says:

    Eu tenho meu pai Marcos Evangelisa Santana hoje com 96 anos Que tbm serviu na segunda guerra mundial ele e o meu orgulho!!!

  36. Onde encontro a lista de todos os pracinhas veteranos da FEB?

  37. Carrombergue Viana Says:

    Tenho muito respeito e sempre estou lendo e vendo videos sobre os nossos soldados na segunda guerra mundial, são herois,dignos de todo nosso respeito,e lamentavel que vemos um governo tão inescrupuloso que so lembram deles mesmos, os nossos herois não são lembrados por esta corja.
    Nosso pais e so lindo, não e digno dos que aqui habitam.

  38. narcos v. lemos Says:

    AQUI EM CRUZEIRO – SP, TEM UM VETERANO DE GUERRA, APENAS UM, SEU NOME E NILO FERREIRA PINTO. ONTEM (08/05/17), PARTICIPOU DA COMEMORAÇÃO DO FINAL DA GRANDE GUERRA A CONVITE DO COM. DA UNIDADE MILITAR TG CRUZEIRO. PARABENS GRANDE “HEROI”

  39. Julia alves Says:

    Oi queria saber se tem alguma noticía sobre nelson francisco da silva “que foi serva guerra no ano de 1936 e não deu notícia

  40. Irvando luiz frandoloso Says:

    A feb ,até hoje ,acredito foi com certeza o que tem de Bom no Exército Brasileiro. É um Exemplo de Cidadãos de Bem,este nosso Exército.

  41. Luiz Alberto Pereira Says:

    Conheço um em Manoel Viana-RS de nome “Seu Joaquim”. Não sei se ainda vive.

  42. Lenir Costa Says:

    Meu pai Luiz Lopes da Costa é um ex-combatente da Marinha . Moramos em Natal/RN

  43. Carrombergue Viana Says:

    Sempre li sobre a segunda guerra mundial, sobre a FEB, nossos herois foram esquecidos ,e uma pena que o povo brasileiro não tem cultura e não sabem sobre os nossos herois do passado.

  44. Mfernandes Says:

    Meu pai foi um ex_pracinha da segunda guerra,esteve na Itália de 1944 a 1945, foi ferido em combate no dia 14 de abril de 1945, na tomada de Montese. Faleceu com 90 anos em outubro de 2011. Do interior de SP,participou do Regimento de São João Del Rei.Lembrava muito dos companheiros e muito do Frei Orlando.

  45. Carrombergue Viana Says:

    Sempre li sobre os pracinhas , e conheci em minha cidade alguns que morreram logo que chegaram de volta ao Brasil, estive na cidade de Claudio MG, e no museu local, vi fotos e cinzas, de um combatente, de Nome Sanção li sobre ele, faleceu em combate, com menos de 30 anos.Gosto muito de ver sobre os fatos da segunda gerra mundial.Abraços a todos os familiares.
    o meu grande respeito a este herois.. esquecidos.

  46. Joelma lima Says:

    Ex Combatente 2° Guerra Mundial, Itália Sr José Xavier de Lima ainda vive muito Bem, comemorou seus 100 anos de vida ao lado de sua esposa Maura de Souza Lima com 90 anos de idade e 65 anos de feliz matrimônio, e 9 filhos vivos.Ainda moram em Belém do Pará, bairro Guamá.

  47. Célia Maria da Silva Says:

    Com muito orgulho informo-lhes que tenho um TIO ex Combatente.
    Ele conta com 95 anos e está VIVO, graças ao bom DEUS!!!!!
    Ele é lindo e muito amado!
    É uma pessoa fantástica, que merece todo nosso respeito e gratidão. Seu nome? SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA.
    Por vezes (nem sempre, porque está muito fragilizado, pela própria idade, eis que tem boa saúde) nos conta sobre caminhos que trilharam na Guerra, nos fala sobre fatos que ocorreram, à exemplo, as estratégias; perda de amigos; quem eram seus superiores; a qual infantaria pertencia… e eu absorvo cada história e o admiro sempre e sempre mais.
    A DEUS faço meu pedido para que o cubra de bençãos, sempre!
    Seu nome: SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA, irmão da, não menos FANTÁSTICA, minha MÃE , SENHORA MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA. “in memorian”
    Agradeço pelo espaço e peço: divulguem mais sobre os EXPEDICIONÁRIOS. ELES MERECEM!!!!!

  48. SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA é o nosso orgulho!!!
    Ex Combatente da 2a. GUERRA MUNDIAL, a quem devemos todo nosso amor, respeito e admiração.

  49. Giovana de Mendonça Chezzi Says:

    Meu pai, sr Generino, está entre nós, Graças s Deus. Mesmo esquecidos pela FEB, ele nem liga. Está com 90 anos e gosta muito de relembrar o tempo que foi pracinha. Ele diz que quando ia ser convocado pra ir lutar, a aitália venceu a guerra. Meu pai nasceu na paraíba e serviu em Fernando de Noronha. Tenho orgulho do meu pai.

  50. Cristovam Dias Says:

    Gostaria de saber se na baixada Santista mora algum Ex Combatente da 2ª guerra mundial.

  51. Olá Cristovam Dias, bom dia!
    Na baixada santista eu não saberia lhe informar, todavia, com muito orgulho, lhe informo que tenho um Tio em uma cidade do Estado do Rio de Janeiro.
    Ele conta com 95 anos e ainda tem um pouco de lucidez.
    Grande abraço!

  52. ABILIO CELSO PEREIRA DA SILVA Says:

    Minha tia avó Capitã Enfermeira Altamira Pereira Valadares serviu na Itália e Alemanha. Construiu às suas expensas um Centro de Documentação Histórica da Segunda Guerra Mundial em Batatais -SP. Morreu por volta de 2003 aos 92 anos.

  53. Prezados,
    Mais um Pracinha que se foi…
    Seu nome:
    SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA (meu GIGANTE Adormecido).
    Seu passamento se deu em 15/outubro de 2.018.
    Descanse em paz, GIGANTE.

  54. Nelci Pires da Rosa Says:

    Tenho muito orgulho de dizer que meu pai e Expedicionário, Divo Pires Peixoto e vivo, fez 99 anos dia 23/02/2019, residente em Jardim Grosso do Sul. Viúvo há 28 anos, foi casado com sua prima Severina Peixoto da Rosa, tiveram oito filhos, sou muito feliz por meu pai ser um herói.

  55. Anônimo Says:

    Que benção!
    Parabéns ao Herói.

  56. maria da penha Says:

    ola eu gostaria de saber onde encontra o nome de m0ises de Santana musico da policia militar da paraiba que foi voluntario para segunda guerra mundial operação teatro da italia email penha_2000@hotmail.com

  57. Célia Silva Says:

    Olá boa tarde!
    Acredito que, se procurar através de algum Museu dos Veteranos, ou até mesmo diligenciar junto ao Exército, consiga um caminho para encontrar o músico que procura.
    Boa sorte!

  58. Sou sobrinho neto do sr benedito lopez ex combatente ( FEB ) Já falecido,tenho muita honra,pela minha pátria,e as forças armadas…Servi em 87 a 88 a cia de cmdo do cmdo mil do se 2ª RM

  59. Juninho Albuquerque Lins Says:

    Como dizia meu pai “Um país que não cultiva sua história está fadado ao fracasso”
    Conheço algumas histórias de Pracinhas aqui de Ribeirão Preto SP. Tenente Diogo me atendeu super bem e me contou desde quando embarcou no primeiro navio americano rumo a Itália. Disse que foi uma luta desde o café da manhã (café ovos com bacon kkkk). Pelo que sei aqui no Brasil o Rio Grande do Sul conseguiu colocar a HISTÓRIA DA FEB NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS. O descaso com nossos heróis foi monstruoso. Vargas extinguiu a FEB antes dos Pracinhas chegarem ao Brasil. Voltando a vida civil sem dinheiro, sem assistência médica. As neuroses de guerra acompanharam muitos e até hoje atormentam alguns sobreviventes dessa guerra brutal. Faço parte como convidado da pagina de Isalete Leal no facebook. Seu pai é um Pracinha Cabo Leal. Hoje oficial.Ela juntamente com alguns bravos que não deixam a memória de nossos heróis morrerem Fizeram uma viagem pela Itália onde a FEB lutou, Peça para entrar na página dela no Facebook. Ela vai aceitar com prazer. Aí vc vai poder ver que trabalho maravilhoso eles fizeram. Nossos heróis são lembrados até hoje com muito respeito e gratidão pelo povo italianos por onde passou nossa gloriosa FEB. As crianças cantam o Hino do Expedicionário (canto esse hino desde criança e choro muito emocionado) nas comemorações no dia do término da guerra. Existem vários monumentos de agradecimento pelos Pracinhas.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: