Boy, Pirulito e os mascotes da FEB.

O saudoso e venerável veterano do III Grupo de Artilharia José Antonio Pinheiro certa vez me relatou uma deliciosa história sobre os cães adotados pelos artilheiros de seu grupo.

Boy era um cãozinho que vivia junto com os soldados na Vila Militar. Ele tinha sido trazido do quartel de Barueri desde a partida da unidade para o Rio. Alguns soldados planejavam embarcá-lo clandestinamente no navio, o que acabou não ocorrendo. Ao que parece, Boy foi detectado no momento em que os homens chegaram ao porto. Acabou permanecendo no Brasil.

Na Itália, a rapaziada acabou encontrando outro cachorro, que recebeu o nome de Pirulito e uma roupinha de lã verde oliva com o distintivo da FEB e seu nome bordado.

Segundo Pinheiro, Pirulito foi trazido ao Brasil por um veterano que residia em Santos, SP. Esta pequena história é reproduzida no “Barbudos, Sujos e Fatigados”, na seção de notas de rodapé.

Infelizmente, Pinheiro faleceu repentinamente em 1997, e não tive antes disso a oportunidade de lhe perguntar o nome do veterano que trouxe o Pirulito ao Brasil.

Se algum leitor de Santos puder me ajudar com isso, por favor me envie um comentário. Estou em busca de veteranos santistas do III Grupo de Obuses, para tentar saber mais sobre a história de Boy e Pirulito.

A propósito: esta imagem aí abaixo certamente está entre as mais belas fotografias da FEB. Quem sabe se o cãozinho aí visto não é o Pirulito?
null

Dá para perceber que os soldados da foto são artilheiros (vejam a posição da peça sob a rede de camuflagem), e pelo jeitão deles, se parecem com o pessoal do III de Obuses que já vi em outras fotos.

E para quem gostou do assunto, aí vai um interessante link sobre um sensacional projeto envolvendo as tropas americanas no Afeganistão:


http://www.afghanstrayanimals.org/

2 Respostas para “Boy, Pirulito e os mascotes da FEB.”

  1. Sou neto do comandante do III Grupo de Artilharia da FEB, Cel. José de Souza Carvalho. Quando da rendiçao da 148 DI alema em Fornovo di Taro um oficial alemao entregou ao meu avô sua pistola e um pastor alemao de nome Argos. O cachorro era extremamente educado e disciplinado até que entrou em contato com a soldadesca brasileira quando se “deseducou”. O Argos veio ao Brasil e participou do desfile da FEB na Cinelandia (Rio de Janeiro) onde desfilou em cima do capo do jeep com seu novo dono!

  2. Just a second to enjoy yourself with a good game in your own comfy home, and ideally some winnings as well! Poker rules may appear quite confusing for novices. Second technique is associated to the game position.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: