Há informações sobre história que o Dr. Google não responde.

Os mecanismos de direcionamento dos blogs são realmente interessantes. Eles acabam trazendo para as estatísticas dos sites os mais frequentes questionamentos relacionados a assuntos especializados. Como este blog claramente aborda bastante a FEB, as Guerras Mundiais e história militar, as buscas relacionadas acabam revelando que a curiosidade dos leitores é bem mais ampla que o grau de profundidade das informações postadas na Internet em geral, mas especialmente no que diz respeito ao material disponível em português. Por exemplo, uma das coisas que eu percebi é que seria facilmente possível decuplicar o número de leitores deste blog se fossem abordados com maior frequência temas como armamentos, equipamento e uniformes.

E pela complexidade das perguntas que retornam buscas a este blog, torna-se evidente que a Internet ainda não foi capaz de substituir os livros, muito menos de substituir a pesquisa documental. Há certas coisas sobre a FEB que você só vai descobrir se ler as memórias dos veteranos de forma exaustiva. E no geral essas buscas revelam que há muita gente bastante interessada na FEB, que ainda não se deu ao trabalho de abrir os valiosos, bons e interessantes livros que os ex-combatentes escreveram depois de voltar da guerra.

Mas para isso a Internet serve: você pode encontrar tais livros em lugares como a Estante Virtual e o Mercado Livre. No final das contas, a Internet é uma ferramenta útil para direcionar leitores às informações certas – em muitos casos, tais informações simplesmente não são postadas em sites, blogs e revistas eletrônicas – ao menos, na Internet gratuita.

Ah, uma dica que só é valida a um grupo muito pequeno de leitores: o Google não é uma pessoa! Procure sempre por palavras-chave, em vez de formular questões como se você estivesse se dirigindo a um professor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: