I Seminário de Estudos sobre a FEB

Para usar um clichê, o evento transcorreu excedendo as expectativas dos organizadores! 35 participantes apresentando trabalhos e audiência participativa, inclusive com alguns veteranos. A primeira conclusão a que se pode chegar é que os estudos sobre a FEB vão bem, e o futuro parece promissor. Novas abordagens, nova documentação e pesquisadores jovens com projetos originais e viáveis. As coisas mudaram bastante nos últimos dez anos, quando poucos estudos estavam disponíveis. Já é possível denotar a existência de uma historiografia relevante sobre o assunto, produzida tanto no Brasil como nos EUA, que permite a crítica dos trabalhos mais antigos e a renovação dos debates. Da parte da comissão organizadora, permanece a intenção de repetir eventos similares e de criar uma rede de pesquisadores capaz de inserir a produção sobre a FEB no âmbito de sua importância mais ampla para a história do Brasil e abordar a participação brasileira na Segunda Guerra em outros aspectos e enfoques, inclusive de outras disciplinas além da história.

2 Respostas para “I Seminário de Estudos sobre a FEB”

  1. Inacreditável, só soube hoje.

    Uma pena.

  2. delcio Alves Castro Pereira Says:

    Alto Estudo Militar Sobre a FEB

    A FEB confinua a ser legada no esquecimento do público em geral, o praça ainda continua a ser vítima das falsas memórias do governo militar por parte dos militantes de esquerda que insistem em confundir a participação Brasileira na II Grande Guerra com a participação nos governos militares, ditos autoritários.
    A FEB foi duplamente vitima, primeiro do governo, após seu retorno, sendo rapidamente desmobilizada como manobra de conter a organização de uma força militar organizada e pronto emprego, visanso acabar com qualquer possibilidade de ser utilizada, o que ocorreu foi destituição dos direitos básicos do ex combatentes e o resultado hoje de seu continuo abandono, civico e moral por parte da sociedade.

    Delcio Alves Castro Pereira
    Consultor Civil e Militar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: