Psywar no setor da FEB

Este panfleto está sendo leiloado no site americano eBay.com. Não sei se exemplares deste modelo sobraram nos museus brasileiros depois dos saques aos acervos das associações (certamente não é o caso deste em particular pois surgiu nos EUA), de qualquer maneira este não é o assunto de hoje.

Datado de dezembro de 1944, o panfleto elenca corretamente os três regimentos de infantaria que compunham a divisão brasileira. Além disso, só um serviço de inteligência que funcionasse corretamente capacitaria os alemães a dispararem as granadas de zinco contendo os impressos sobre as posições ocupadas pela tropa da FEB. O conteúdo é uma mistura esquizofrênica de alegação de inocência dos alemães em combinação com uma insossa dose de antiamericanismo (não muito diferente do teor de alguns cartunistas brasileiros contemporâneos que encontrariam bons empregos com os nazistas caso tivessem vivido durante a Segunda Guerra).

Para quem tem mais curiosidade sobre como funcionava a distribuição de panfletos de propaganda psicológica, recomendo o http://www.psywar.org.

3 Respostas para “Psywar no setor da FEB”

  1. anilda maria rangel canuto Says:

    gostaria muito de ver algo sobre antonio rangel filho heroi de guerra da força expedicionaria do brazil/

  2. Perfeito. Modificando-se algumas palavras, o conteúdo se parece com certos tipos de propaganda que encontra na mídia.

  3. […] lançavam sobre nossas posições, ainda em dezembro de 1944, por exemplo (Fig. 6 e 7,  fonte: Cobra Fumando), prova de que o Comando alemão conhecia não só a nossa presença, como até mesmo a divisão […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: