Heróis da retaguarda

O veterano da FEB Luiz Paulino Bonfim uma vez se referiu a si mesmo como integrante da “fraternidade dos homens que andaram levando tiros.” Bonfim se lembrava de ter trabalhado com um veterano alemão no pós-guerra, e que sentia uma grande identificação entre sua própria experiência e a de seu colega de trabalho. As demais pessoas ficavam alheias ao exclusivo universo das conversas travadas entre os dois, já que não tinham experiência semelhante que as qualificasse para entender e penetrar em seus assuntos.

O curioso é que esse sentimento exclusivista já se manifestava durante a guerra. Um dos maiores fatores de aumento do moral das tropas em combate é o distintivo identificador da unidade – não é coincidência que o moral da divisão de infantaria expedicionária brasileira cresceu depois da introdução do distintivo da cobra fumando. O que pouca gente lembra é que durante a Campanha da Itália a cobra não era um símbolo de toda a Força Expedicionária Brasileira, mas apenas dos integrantes da divisão. Isso não impediu que o uso do distintivo se disseminasse por todas as regiões onde soldados brasileiros pudessem ser encontrados. Meu tio Antonio Amarú se lembrou de uma música que se tornou popular em sua unidade, o III Batalhão do Regimento Sampaio:

Andar bonito

Com a roupa toda recortada

É lá para os heróis da retaguarda

Você que é combatente, mas não conhece a linha de frente

Só anda bonito e usando o distintivo da cobra fumando

Arrume um P.O. avançado

Vem ver o tedesco ser bombardeado

E vê se você se apruma pois na retaguarda a cobra não fuma!

Ressentimentos entre as tropas combatentes e o pessoal de apoio foram comuns nos grandes conflitos mundiais, e como a concepção do distitivo estava estritamente associada às ações de combate, no tempo da guerra os soldados da infantaria divisionária achavam que o direito de uso do símbolo lhes era exclusivo. Depois da guerra, a cobra fumando se popularizou como emblema de todos os veteranos da FEB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: