Operações especiais no setor do IV Corpo

Tanto na literatura de memória quanto  em entrevistas com veteranos da FEB, tinha ouvido falar em oficiais do 5.o Exército Americano e VIII Exército Britânico que costumavam atravessar a linha de frente no setor guarnecido por brasileiros em direção à retaguarda alemã. A maior possibilidade era que esses oficiais, provavelmente pertencentes à SOE e SOS, tentassem estabelecer contato com unidades da guerrilha italiana para treiná-las, fornecer  armamento e orientar ações de sabotagem.

No entanto, eram desconhecidas no Brasil as atividades de “black propaganda” direcionadas às unidades alemãs que mais deram trabalho aos brasileiros. A campanha de “black propaganda” executada pelos aliados teve em sua mira todas as unidades do XIV Grupo de Exércitos Alemães e se intensificou a partir do final de 1944.

A idéia era disseminar falsos panfletos cuja proveniência declarada era de organizações de soldados da Wehrmacht que constituíam uma rede de resistência ao regime nazista. Impressos no idioma alemão em gráficas do setor aliado, os panfletos conclamavam as tropas de diversas divisões de infantaria alemãs a abandonarem armas e até mesmo apontarem-nas na direção da SS.

Outra campanha baseou-se na existência fictícia de uma organização de mães alemã, que clamava aos soldados que retornassem para casa o mais rapidamente possível. Com ortografia e gramática tipicamente populares, de modo a simular a escrita de mulheres simples da Alemanha, tais panfletos foram distribuídos nas imediações de Vergato.

Um texto detalhado dessas operações assim como reproduções de vários dos panfletos estão no site http://www.psywar.org

Uma resposta para “Operações especiais no setor do IV Corpo”

  1. cara o eus e o cara bixo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: