“Os Caminhos de Um Pracinha.”

Posto aqui trecho inicial da introdução do livro de Vicente Pedroso da Cruz, a ser lançado no dia 27 de setembro de 2008. O texto completo, claro, estará no livro.

A publicação em livro da narrativa do expedicionário Vicente Pedroso da Cruz, que serviu na Itália como soldado de infantaria, consiste de uma fundamental contribuição para nossa compreensão e conhecimento da Força Expedicionária Brasileira e da participação de nosso país na Segunda Guerra Mundial.

         Poucas obras se encontram disponíveis sobre o assunto. A maioria já está esgotada ou fora de catálogo há décadas. Do número existente, pouquíssimos foram os livros escritos por expedicionários que efetivamente tiveram participação em combates. Apesar da qualidade literária de alguns e importância histórica e documental de muitos, a literatura de memória expedicionária permanece esquecida e desconhecida. Prova de nossa miséria cultural, como afirmou o veterano da FEB e professor de literatura da USP Boris Schnaiderman, ao se referir à ausência nas prateleiras de uma outra importante memória de guerra escrita por um brasileiro: Mina R, de Roberto de Mello e Souza.

         O livro de Vicente Pedroso da Cruz, originalmente publicado no decorrer dos anos 80 como uma série de crônicas em edições separadas da revista O Expedicionário, de circulação exclusiva entre as associações de veteranos de guerra, oferece a um público mais amplo um enriquecedor contraponto às versões frias, distantes e grandiloqüentes que com freqüência se empregam no tratamento de uma realidade por demais brutal e violenta para ser compreendida por quem não participou de uma guerra. Sem abrandar ou suavizar o dia-a-dia dos combates no front, a memória de Vicente também se apresenta aguçada quando relembra dos primórdios de sua vida militar, das impressões colhidas ao travar contato com a Itália, sua cultura e sua população.[…]

3 Respostas para ““Os Caminhos de Um Pracinha.””

  1. Olá.
    Por favor, recebi um exemplar do livro do Vicente Pedroso da Cruz e vou publicar um artigo em jornal de Guaxupé, terra natal do autor. Gostaria de indicar para os leitores como adquirir o referido livro, ou e-mail pra contato. o escritor me encaminhou o exemplar por intermédio de um amigo, sem informações adicionais.
    obrigada, abs

    obs: também giro com a lua…

  2. ROBERTO LIMA Says:

    gostaria de saber como faço para obter 1 exemplar do livro OS CAMINHOS DE UM PRACINHA.

  3. elisha

    “Os Caminhos de Um Pracinha.” | Cobra Fumando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: