História Militar Ocidental e o resto do mundo.

De dez anos para cá, historiadores militares importantes como Jeremy Black afirmaram que o futuro do campo está no estudo da “história militar não ocidental.” A proposta é estudar também como a guerra é feita nas sociedades asiáticas, africanas e da América Latina. Segundo Mark Grimsley, os historiadores dos EUA responsáveis pelos maiores avanços estão trabalhando justamente com esses temas.

Hmm… com exceção da América pré-colombiana, eu não consigo pensar em outra forma de guerrear praticada nas Américas que não seja a Européia. Mesmo que as doutrinas européias tenham sido pobremente macaqueadas por aqui, seja no período colonial ou depois da formação dos estados nacionais na América do Sul e América central nunca houve um “modo de guerrear tipicamente latino americano.” A Guerra do Paraguai nada mais foi do que uma guerra de estilo napoleônico conduzida aos trancos e barrancos. Outra grande guerra como a do Chaco foi orientada por consultores militares europeus, com armas européias e forças armadas organizadas segundo princípios europeus. Até mesmo as razões pelas quais essas guerras ocorreram seguem os motivos das grandes guerras ocidentais: disputas territoriais e embates políticos.

Se de fato há alguma diferença entre a história militar ocidental e a “história militar do resto do mundo,” esta se encontra na peculiar relação entre as forças armadas latino-americanas com seus governos e sociedades de origem – mas não necessariamente na maneira como as guerras foram conduzidas em nossos continentes. E quem melhor trabalhou nessa área foi uma série de historiadores brasileiros que assumiram o rótulo da “Nova História Militar,” na verdade, uma história social feita a partir de fontes militares. O quanto de militar existe no cerne da Nova História Militar ainda é motivo de debates.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: