“Os Soldados Brasileiros de Hitler” de Dennison de Oliveira

Uma das mais interessantes descobertas quando comecei a escrever meu primeiro livro sobre a FEB foi um pequeno grupo de veteranos que morava em São Paulo, todos de origem alemã e antigos alunos do Colégio Porto Seguro. Imediatamente curioso em entrar em contato com esses senhores, combinei uma entrevista com o veterano do 6o R.I. Helmut Walter Kramer.

Helmut tinha servido como fuzileiro na 6.a Companhia daquele regimento e me recebeu em sua casa numa tarde de setembro de 1992. A supresa foi que logo depois de minha chegada, a campainha tocou e outro veterano apareceu à porta. Tratava-se de Gerd Emil Brunckhorst, que participou da Força Expedicionária Brasileira como cabo no 9.o Batalhão de Engenharia. Passamos a tarde conversando sobre a FEB, sobre a experiência de ter crescido sob a influência cultural alemã para depois seguir para a guerra a fim de combater soldados da pátria de origem dos pais.

O que mais me impressionou naquele dia foi saber que Gerd teve um irmão que se encontrava na Alemanha quando a guerra estourou e que acabou servindo na Wehrmacht. O irmão de Gerd, Paul Heinrich, lutou na frente oriental e desapareceu na Romênia em 1944.

Certamente Paul Heinrich não foi o único cidadão brasileiro a acabar lutando contra o próprio país na guerra. Cheguei a ver, em sebos, um ou outro livro de memórias, publicado como edição do autor, contando a história de brasileiros que serviram no Exército Alemão. No entanto, nunca pensei mais seriamente sobre a possibilidade de empreender uma pesquisa mais profunda sobre o assunto.

Bom, para a felicidade dos historiadores, das gerações futuras e da boa preservação da História Militar

 

brasileira, o professor Dennison de Oliveira, da UFPR, lançou há poucos meses o livro “Os Soldados Brasileiros de Hitler”, pela Editora Juruá. Graças a uma bem estabelecida rede de colaboradores, Dennison conseguiu localizar vários veteranos teuto-brasileiros da Wehrmacht. Só a possibilidade de conhecer essa obscura faceta de nosso envolvimento na Segunda Guerra Mundial é uma boa razão para ler o livro, mas as narrativas de combates e as discussões sobre os sentimentos de fidelidade e nacionalidade desses veteranos tornam a leitura mais interessante. O livro de Dennison pode ser encontrado aqui:

 

http://www.jurua.com.br/shop_detalhe.asp?id=20566

Uma resposta para ““Os Soldados Brasileiros de Hitler” de Dennison de Oliveira”

  1. nao amigo, eu li no site sentando a pua, a historia de ium piloto, que foi abatido, e preso, ele tinha se machucado, ai no meio dos alemaes tinha um médico brasileiro, que antes da guerra morava em santa catarina, ele foi estudar em berlin, e cabo indo para o exercito, e no meio da confusao, o medico viu que ele era brasileiro e o ajudou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: