Narrativa de Vicente Pedroso da Cruz publicada em livro.

Mais de 20 anos depois das publicações originais na já extinta revista “O Expedicionário”, a narrativa de VCP é publicada em livro pela primeira vez, reunindo em um só volume todos os capítulos. Pedroso pode ser visto em pé, à direita, com a cabeça descoberta na foto abaixo. Tratam-se dos homens de seu grupo de combate, já após a guerra, reunidos no acampamento de Francolise, pouco antes do retorno do Primeiro Escalão da FEB ao Brasil.

É certo que pela habilidade narrativa de Pedroso o livro se torna de imediato uma das mais importantes memórias de guerra publicadas no Brasil.

Poucos soldados rasos escreveram sobre a guerra; um número menor ainda dentre os soldados que escreveram chegou a tomar parte de combates em primeira mão. Pedroso passou por todas experiências possíveis no espectro tático da infantaria em seus onze meses servindo como soldado na 8.a Companhia de Fuzileiros, no pelotão do 2.o Tenente Gérson Machado Pires. Viu-se preso em um campo minado em Montese, sofreu ataque de tropas de montanha alemãs, passou por 45 patrulhas na terra de ninguém e ainda recebeu tiros diretos de um blindado alemão em um dos ataques de novembro de 1944 ao Monte Castello. Além do texto, a edição é acrescida de um apêndice iconográfico do álbum pessoal de VPC. Em breve mais notícias sobre como adquirir o livro.

 

Uma resposta para “Narrativa de Vicente Pedroso da Cruz publicada em livro.”

  1. Gabriela Strapasson Says:

    Olá, meu nome é Gabriela e me orgulho muito de ter tido um avô que participou da Segunda Guerra Mundial o nome dele é Gabriel Strapasson , achei muito interresante porque acho que eles nunca devem ser esquecidos . Fico só com as lembranças e histórias que ele me contava pois já não está entre nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: